Com qual frequência você limpa o ar-condicionado do seu carro? Com o verão chegando, este item se torna ainda mais indispensável, e mantê-lo limpo é essencial para o conforto e a saúde de todos. Então, para garantir que ele não vai deixá-lo na mão na época em que é mais importante, confira 6 dicas para fazer uma boa higienização do ar-condicionado do seu carro.

1 – Consulte o manual do carro

A primeira dica para fazer uma boa higienização do ar condicionado, ou qualquer outra manutenção, é consultar o manual do veículo. Nele você descobre onde fica o filtro do ar, que é o principal objeto da higienização. Ele também pode trazer dicas de como desmontar o painel sem danificar o carro.

2 – Não existe tempo ideal para trocar o filtro de ar condicionado

Para a maioria dos filtros que compõem o carro, existe um tempo recomendado para a sua troca. Mas, no caso do filtro do ar, isso não é verdade. A troca depende exclusivamente da forma como o carro é utilizado. Ou seja, independe da quilometragem percorrida, por exemplo.

A maioria dos motoristas roda na cidade, o que significa que existe sempre muito tráfego e muita sujeira. Então, em apenas alguns meses você pode ter o filtro completamente sujo. Por isso, o ideal é olhar de vez em quando, qual é o seu estado.

3 – Fique atento aos sinais

Existem alguns sinais de que você pode precisar trocar ou limpar o filtro. Uma boa dica é ficar atento a potência. Por exemplo, se você precisa de uma potência um pouco mais alta para manter a temperatura, pode ser por conta de impurezas no filtro.

Para complementar, os cheiros também trazem uma ótima dica. Se você sentir algum cheiro estranho, boca ressecada, dificuldades na respiração, pode ser necessário fazer a troca do filtro.

4 – Observe a cor do filtro

Ainda em relação ao filtro, observar a sua cor é a forma de saber se é preciso de uma troca. Em seu estado “natural”, ele é branco, o que significa que qualquer cor diferente disso quer dizer que é hora de trocá-lo. O mais comum, é que ele fique meio acinzentado.

Outra boa dica é observar se existem certas manchas. Neste caso, elas podem ser colônias de bactérias.

5 – Passe o aspirador de pó no carro

Outra boa dica é passar o aspirador de pó dentro do carro semanalmente. Assim, além de deixá-lo mais limpo e garantir que você não está inalando um ar impuro, ainda facilita um pouco o trabalho do filtro, que vai precisar lidar com um ar não tão poluído.

6 – Faça a ozonização

Não conhece esta prática? Ela é bem simples. São usados certos dispositivos que fazem a produção de ozônio, um gás que se transforma em oxigênio. O objetivo desta prática é fazer a descontaminação do ar do veículo, eliminando a proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos.

Mas, não se preocupe que ele não tem nenhuma contraindicação para as pessoas e animais, além de ser ecologicamente correto e não deixar cheiro algum.

Para usá-lo, ligue o carro e o ar, liberando o produto dentro da saída de ar condicionado. Saia do carro e deixe o produto agir por uns dez minutos hora. Vai ser liberada uma espécie de fumaça no carro, mas isso é parte do processo. Deixe-a dissipar e pronto. Seu ar-condicionado está limpo.

Com estas simples dicas você fazer uma boa higienização do ar condicionado do seu carro, deixando-o muito mais limpo e seguro. Gostou das dicas? Então cadastre o seu e-mail para receber outros conteúdos como este.

Escreva um comentário