Manutenção do motor, o que fazer com baixo custo?

Você sabe quanto custa fazer um conserto no motor de um carro? Quem já passou por esta experiência, sabe bem como é caro corrigir algum problema neste componente. Por isso mesmo, a melhor forma de economizar é fazendo a manutenção preventiva, para não arcar com os altos custos de uma correção de emergência. Portanto, confira algumas ótimas dicas de como fazer a manutenção do motor com baixo custo.

Faça a troca de óleo e do filtro no tempo recomendado

óleo e o filtro são fundamentais para garantir a limpeza do motor. O primeiro ajuda a diminuir o atrito entre as peças, evitando um desgaste exagerado, por meio da lubrificação, além de promover um funcionamento pleno. Já o filtro, é parte importante deste sistema, pois ele garante que o óleo estará sem micro resíduos sólidos e poderá ser eficiente durante os altos giros.

Portanto, é sempre recomendado seguir o cronograma de troca do óleo e do filtro. O preço de R$ 100 ou R$ 200 por troca de óleo, dependendo do carro, pode valer muito a pena e poupar uma grana enorme no futuro.

Ainda em relação ao óleo, é interessante fazer a verificação do nível do mesmo a cada semana. Isso é uma ótima forma de estender a vida do motor, pois garante que ele está sempre operando com a quantidade de produto necessário. Também é um teste bem simples, que pode ser feito no seu posto confiável ou em casa e sem custo nenhum.

Mas atenção, cuidado para não colocar pouco óleo ou excessivamente e evite, se possível a verificação com o motor do carro ainda quente.

O combustível batizado

Se o óleo é o sangue do motor, o combustível é o alimento na manutenção do motor. Portanto, assim como para cuidar da saúde, fique muito atento ao combustível que é colocado no carro.

combustível adulterado é um problema bem grave no Brasil, com postos que se aproveitam da falta de atenção dos motoristas para usar este péssimo produto.

No caso, depende a você ficar atento aonde abastece. Procure sempre abastecer no mesmo posto, fique atento as misturas do combustível e no consumo semanal.

Muitas vezes o posto para concorrer por preços baixos costuma alterar a composição do produto original misturando etanol ou, pior ainda, água. Este segundo caso é devastador, pois os motores não são preparados para receber água no seu interior.

Abastecer com o combustível certo é um pouco mais caro, afinal o batizado te conquista pelo preço, mas é uma forma de garantir a manutenção do motor por um custo relativamente baixo.

Fique atento aos sinais do motor

Outra boa dica para a manutenção do motor é sempre ficar bem atento aos sinais que o próprio motor manda para o motorista. Por exemplo, se o termômetro do painel indicar que o motor está superaquecido, evite rodar com ele desta forma. Pare em um local seguro e deixe que o mesmo resfrie.

Caso ele comece a engasgar ou se você perceber que a partida está ficando um pouco mais demorada, pode ser um sinal de que o motor está com algum problema. Neste caso, o ideal é utilizar aditivos para realizar uma manutenção prévia como o stp octane, perfect clean ou o dx fuel.

Por fim, evite acelerar assim que der a partida. Quando rodar o motor, espere um curto tempo, 1 minuto ou mais, até que ele esquente um pouco, para aí sim sair. É um hábito que parece bobo, mas que ajuda a manter o motor bem cuidado.

Quer saber mais dicas para cuidar ainda melhor do seu carro? Então cadastre o seu e-mail para acessar outros artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *