10 dicas para proteger a pintura do seu carro na hora da lavagem

proteger a pintura

Mandar refazer a pintura do seu carro sairá muito caro. Ao mesmo tempo, se você resolver vender o seu veículo e ele tiver manchas ou imperfeições na pintura, será desvalorizado. Por isso, o melhor a ser feito é ter cuidado, em sua rotina diária, para proteger o automóvel e evitar riscos, manchas e marcas na lataria.

Claro que a tarefa não é fácil e depende de cuidados tanto na hora de guardar o veículo, quanto na hora de limpá-lo. Para te ajudar nessa tarefa e garantir que o seu automóvel seja mantido em perfeitas condições, nós listamos algumas dicas.

Confira!

1. Não deixe a pintura do seu carro para amanhã

Quer cuidar da pintura do seu carro? Então comece aprendendo a não deixar nada para depois. Sempre que notar qualquer imperfeição ou mancha na lataria, tente remover com um pano macio e úmido, para evitar que a sujeira fique grudada danificando a pintura. Quanto mais tempo você deixar, mais difícil será remover.

Em caso de pequenos detalhes na pintura, evite passar a unha e esfregar, isso pode causa arranhões.

2. Cuidado com o produto que usa

Outro erro muito comum é usar qualquer produto de limpeza que tenha em casa, na lataria do carro. Dependendo do que for aplicado, ao invés de retirar manchas, você estará danificando a pintura e piorando o estado da lataria.

Por isso, use sempre produtos de limpeza específicos para essa finalidade. Há shampoos que são feitos para a higienização de veículos e limpam sem danificá-los. Opte por eles.

3. Todo dia é dia de limpeza

Teve vento forte e o carro ficou cheio de poeira? Deixou o veículo estacionado em frente ao trabalho e encontrou sujeira na lataria quando voltou? Não deixe para depois. Quando chegar em casa, pegue uma flanela limpa e água morna e passe no veículo. O procedimento é simples e ajudará a evitar manchas e proteger a pintura.

4. Cuidado na hora de estacionar

Tão importante quanto limpar o veículo para manter a pintura do seu carro, é escolher o local correto para estacionar. Evite deixar o carro perto de construção, local que está sendo reformado ou até próximo a propriedades que estão sendo pintadas. Respingos de tinta e poeiras sempre acontecem e podem cair em cima do seu carro.

As árvores também podem ser muito atrativas, pela sombra que proporcionam. Porém, várias delas têm frutos, que podem cair e danificar a lataria. Sem contar a resina que, quando cai sobre a pintura, pode danificá-la.

É preciso ter cuidado também com locais nos quais as aves costumam ficar. Dejetos de pássaros causam manchas e danificam o veículo.

O mais adequado é sempre procurar por um estacionamento coberto para proteger a pintura. Porém, caso mesmo tendo cuidado algo caia no carro, limpe o quanto antes.

5. Não se esqueça do polimento moderado

Caso as manchas já tenham acontecido, é indicado realizar um polimento moderado. Para isso, procure um local de confiança, com profissionais treinados e capacitados, para ter a certeza de que o trabalho será bem realizado.

O polimento ajuda a retirar manchas e marcas de queimaduras do sol. Pode ser realizada também a cristalização, revitalização e, por fim, o espelhamento, para renovar lataria do veículo.

Contudo, é válido destacar que veículos novos ou seminovos não devem passar por esse procedimento ou, pelo menos, você deve evitar o máximo possível. É que quando o polimento é realizado, parte da camada de verniz acaba saindo.

A remoção acontece pelo movimento de rotação dos polidores, associado ao abrasivo usado para retirar as manchas. Assim, se o carro ainda está novo, com o verniz praticamente intacto, o polimento poderá prejudicar, ao invés de ajudar.

Sempre que for levar o veículo ao profissional, avise da idade do automóvel para que ele avalie.

6. Amassados merecem atenção especial

Pequenos amassados podem acontecer a qualquer momento. Um esbarrão ao abrir a porta do carro, uma pessoa que passe e esbarre na lataria do veículo com um objeto mais pesado… Enfim, é impossível prever o que acontecerá.

Por isso, caso encontre qualquer pequeno amassado no automóvel, leve para realizar o reparo o quanto antes. A imperfeição pode parecer mínima, mas se não for cuidada, poderá enferrujar e danificar não apenas a pintura do seu carro, mas também a lataria.

7. Cuidado na hora de lavar o carro

Vai lavar em casa ou com profissionais? Na verdade, não importa, desde que os produtos, o equipamento e o procedimento seja bem realizado. É importante lembrar que na parte inferior da lataria, naturalmente, há mais barro e sujeira. Se você passar a esponja lá primeiro e usá-la no restante do veículo, levará grão de areia junto. Ao passar a esponja suja com areia no restante do carro, poderá danificar e riscar toda a pintura.

Para proteger a pintura do seu carro, comece sempre lavando por cima. Se for levar para lavar em algum local, observe se o procedimento está sendo feito desta maneira (exceto quando há pré-lavagem com pressurizadores de alta pressão).

Outro ponto importante é em relação a escolha entre a lavagem manual e a feita por máquinas. Algumas máquinas podem riscar a pintura do veículo. Por isso, quando bem realizada, a lavagem manual costuma ser mais segura, independente se é com lavagem à seco ou com água.

8. As capas são grandes aliadas, mas é preciso cuidado

Se você tem animais de estimação em casa ou se deixa o seu veículo em local descoberto, as capas podem ser grandes aliadas para proteger a pintura. Elas evitam o acúmulo de pó, quando o automóvel for ficar muito tempo parado na garagem.

Porém, dependendo do material escolhido, ao colocar e retirar a capa é possível que o veículo seja riscado. Tenha cuidado e opte por material de qualidade.

9. Cuidado ao retirar adesivos

O mais indicado é não colar nenhum adesivo, mas há muita gente que gosta. Se você é uma dessas pessoas, já colou adesivos e agora quer tirá-los, tenha cuidado. Na hora de removê-los, as chances de riscar a pintura do seu carro aumentam.

Use um soprador térmico para ajudar a cola a soltar e uma espátula de plástico. Depois, leve para realizar um polimento. Isso será necessário para tirar as marcas.

10. Gaste com uma boa cera

Não deixe de encerrar o seu carro, pois a cera protege o veículo do sol e ajuda a evitar manchas. Escolha uma cera adequada e de qualidade, para ter a certeza de que está aplicando algo realmente eficaz.

Gostou das dicas para proteger a pintura? Então conheça o espelhamento automotivo Reflect Car que vai manter a pintura do seu carro limpa e protegida por mais tempo.

Um comentário

  1. […] Então lembre-se, sempre que identificar algum dejeto, manchas ou objeto estranho na pintura do carro, procure uma lavagem automotiva para que não haja risco de danificar a estética do seu veículo. Leia agora sobre as 10 dicas para proteger a pintura do seu carro na hora da lavagem […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *