As melhores dicas de limpeza para motoristas de carros

dicas limpeza carros

Grande parte das pessoas que possuem um automóvel gosta de mantê-lo sempre limpo e higienizado. Não apenas por uma questão de limpeza em si, mas também para deixá-lo mais bonito e perfumado, causando uma boa impressão.

Mas não basta apenas lavar e encerar. A higiene precisa ser constante, principalmente na parte interna do veículo. Deixar de limpá-lo por dentro pode causar até mesmo problemas de saúde.

Neste artigo, você verá algumas dicas sobre limpeza de carros, tanto caseira, quanto em locais especializados. Leia o artigo e compartilhe com os amigos!

Limpeza da área interna

No interior do carro ficam os passageiros e por isso, ela precisa ser a área mais higienizada do automóvel. Principalmente em tempos de pandemia de Coronavírus.

Os acabamentos em plástico, couro e tecido são de fácil contaminação por detritos, poeira e restos de alimentos, dando origem a doenças tanto respiratórias, quanto de pele.

É mais fácil realizar a limpeza em lava a jato, postos de combustíveis e outros estabelecimentos. Mas também é possível fazer a limpeza em casa. Sendo assim, seguem algumas dicas para limpeza de carros na área interna de seu automóvel:

1. Teto:

Remova todo o acúmulo de poeira com um pano seco e uma escova macia. Depois, faça uma mistura de desinfetante, detergente neutro e água, espalhando com borrifador e passando um pano por todo o teto.

2. Estofados:

Como constituem grande parte do interior do automóvel, eles estão sempre mais propensos a ficar sujo. Em primeiro lugar, ele deve ser aspirado, para que as sujeiras mais pesadas sejam retiradas. Depois, borrife a mesma mistura citada na limpeza do teto em seu estofado, limpando em seguida com um pano. No entanto, tome muito cuidado, pois a espuma que vem no estofado retém muita água.

Se o seu estofado for de couro, evite ao máximo usar produtos químicos, pois podem causar manchas. Use somente detergente neutro e água.

3. Painel:

O painel de instrumentos necessita ser higienizado com todo o cuidado. Use um pano úmido com detergente para limpá-lo sem causar problemas à parte elétrica. Muitos painéis têm várias partes plásticas. Sendo assim, muitos donos de automóveis gostam de passar silicone no local. No entanto, não use esse produto na alavanca de câmbio ou no volante, pois eles ficam escorregadios.

4. Tapetes:

Os tapetes precisam ser lavados. Se eles forem de borracha, use detergente neutro, água e uma escova para retirar a sujeira mais difícil. No caso de tapetes de carpete, é preciso usar aspirador de pó e um pano úmido.

Não esqueça de deixá-los secar bem antes de colocar no veículo novamente. Em geral, o carpete costuma demorar mais para secar. Por isso, deixe-o exposto ao sol, sempre que for possível, depois da limpeza.

5. Vidros:

Os vidros precisam ser limpos com maior frequência, pois acumulam resíduos de suor e gordura na parte interna e, na parte externa, sujeiras mais resistentes. Utilize um produto limpa-vidros e um pano úmido para realizar a higienização. Os vidros devem ser limpos uma vez por semana pelo menos. Essas dicas de limpeza para os carros se aplicadas em conjunto vão fazer diferença ate mesmo na sua apresentação pessoal.

6. Carpetes:

Aspire cada local do carro onde tenha carpete, passando por regiões de baixo de pedais, cantinhos mais difíceis e embaixo de bancos. Assim, você descarta toda a sujeira, podendo lavar o carpete completamente. Use uma escova e um produto próprio para limpeza de carpetes.

Você pode também utilizar um xampu spray de limpeza na superfície do carpete e deixar agir por alguns minutos. Esfregue a escova através de movimentos circulares, repetindo o procedimento em locais mais sujos ou com manchas. Enxágue o carpete com um pano molhado e deixe-o secar.

7. Secagem interna:

Nunca utilize água corrente no interior do carro para lavá-lo, e sim panos úmidos. Para que as partes com espuma ou tecido não fiquem encharcadas de água, é preciso limpar rapidamente. Depois, deixe o interior secando por cerca de duas horas, com as janelas e as portas abertas.

É possível fazer a secagem dentro de uma garagem ou debaixo de um sol brando, mas, neste caso, a lataria precisa já estar seca. Caso a parte interna do carro não fique bem seca, é muito comum que apareça mofo. Por isso, fique de olho.

Opção da limpeza ecológica

A preocupação com o meio ambiente está crescendo e se tornando mais importante no Brasil. Isso, unido a grandes períodos de estiagem das chuvas, faz com que o uso da água no país se torne mais consciente.

Para reduzir o desperdício de água nas lavagens automotivas, foi que nasceu a lavagem ecológica de veículos. Mesmo assim, muitos motoristas desconfiam dessa modalidade de serviço prestado, por conta da eficácia da lavagem sem utilizar água. Acredite! a técnica ecológica com as dicas de limpeza para carros funcionam!

A lavagem ecológica é conhecida como biolavagem ou ecolavagem. Ela é uma forma de limpeza feita em automóveis onde praticamente não se utiliza água. Para isso, ela usa produtos biodegradáveis. Eles não afetam o meio ambiente e diminuem o consumo de água no enxágue.

Ao compararmos com a do tipo tradicional, a lavagem ecológica é mais vantajosa. Seguem os motivos:

· Em média, a quantidade de água utilizada é de 200 ml para fazer a lavagem completa de um automóvel. A lavagem tradicional gasta quase 80 litros;

· Um kit para lavagem ecológica, de custo de cerca de R$150, tem a capacidade de realizar um total de duzentas limpezas completas;

· O procedimento é feito em um tempo menor, pois precisa de apenas uma fase para que seja finalizado. A lavagem tradicional depende de limpeza, enceramento, enxágue, aspiração, etc.

No entanto, embora demande menos uso de água – além de ser uma forma mais rápida e mais barata de lavar o carro – a lavagem ecológica não é menos eficiente que a comum. Os resultados são semelhantes e, em alguns momentos, até mesmo chegam a ser melhores que os da tradicional.

Em geral, ela se divide em quatro partes:

· Limpeza das partes externas de plástico e dos pneus — eles recebem a aplicação dos produtos sem enxágue, pois não têm ação corrosiva, tipo o que acontece com os detergentes;

· Limpeza de vidros — é feita uma aplicação dos produtos específicos, que limpam e ainda evitam o surgimento de marcas com o tempo;

· Limpeza da carroceria — através de um borrifador, é feita a aplicação de uma solução de produto biodegradável misturado com água. Depois, ela é espalhada na carroceria e absorvida por uma flanela específica para essa função;

· Limpeza do interior do carro — a limpeza é feita com a ajuda do aspirador de pó. Já a finalização das partes de couro e plásticas é realizada com produtos próprios.

É comum que as lavagens ecológicas tenham o preço menor ou semelhante ao cobrado pela lavagem comum. No entanto, costumam apresentar ter um tempo menor de execução e são oferecidas em lugares estratégicos (shoppings, estacionamentos, supermercados, etc.), tornando-se um atrativo importante para esse tipo de serviço.

É possível, ainda, fazer a lavagem ecológica em casa. Para isso, é necessária a compra de um kit para lavagem a seco. Mas também é possível montar um. Ele precisa conter:

· Solução desengraxante para pneus e rodas;

· Produto de lavagem a seco para carroceria;

· Solução para limpeza de vidros;

· Flanela de microfibra;

· Pulverizador de compressão;

· Pincel para uso em detalhes externos e pneus e detalhes (opcional).

Esses itens são necessários para executar a limpeza do lado de fora do automóvel. Para higienizar a parte interna, é possível utilizar os produtos que se utilizam em lavagens tradicionais, já que não depende de água.

No entanto, a limpeza ecológica precisa de alguns cuidados a mais quando é realizada em casa. São eles:

· Dissolução da quantidade correta de solução — ao fazer a dissolução em água da solução, colocar menos quantidade do que a que foi indicada pode causar riscos na lataria. Já no caso do uso de uma maior quantidade, não danificará a pintura, mas também não irá trazer o brilho almejado ao veículo;

· Faça movimentos leves — o produto é aplicado na carroceria do automóvel e retirada logo depois, com o auxílio de um pano, como uma flanela. Sendo assim, a execução dos movimentos precisa ser cuidadosa e sutil para evitar o atrito entre a pintura do carro e a sujeira retirada;

· Use somente flanelas de microfibra — isso também evita riscos na carroceria. Essas flanelas têm como uma de suas características uma boa absorção da poeira e dos líquidos, diferente dos outros tecidos utilizados para lavar os carros.

Seja a realizada em casa ou em um lugar especializado, a lavagem ecológica é uma opção ótima para higienizar o automóvel. Afinal de contas, ela pode ser menos cara que a comum e auxilia ainda na preservação do meio ambiente. Dica: Vá em busca do kit Greeencar, onde os produtos estão na quantidade adequada e prontos para uso em qualquer lugar.

Higienizando o automóvel contra o coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMC) recomendou que, para combater a transmissão do coronavirus, é preciso higienizar os ambientes. E os automóveis precisam de um cuidado especial. Além disso, existem alguns cuidados importantes que os motoristas precisam tomar para reduzir os riscos de contágio pela Covid-19 em seus carros.

Esses cuidados não precisam ser coisas muito complicadas. Hábitos simples podem ajudar na prevenção e na higienização. Por isso, seguem algumas dicas para limpeza de carros:

· Limpe o câmbio, o volante, o painel e todas as superfícies plásticas com álcool isopropílico. Ele é uma boa dica para matar os microrganismos que causam doenças e manter a cabine limpa. Fique tranquilo, pois o álcool isopropílico não danifica o material dessas partes dos carros;

· Outra dica importante é não esquecer de limpar a lixeira do automóvel todos os dias. Principalmente no caso de haver lenços de papel com secreções de nariz, olhos e boca dentro do recipiente;

· Não se esqueça de fazer a limpeza periódica do ar-condicionado de seu veículo, pois a proliferação de vírus, fungos e bactérias acontece no filtro de ar, caso ele esteja sujo. O ideal é fazer a limpeza a cada seis meses ou uma vez por ano;

· Deixe sempre em seu automóvel um dispenser com álcool gel 70 e lenços de papel para uso geral e de higienização;

· A técnica de oxi-sanitização pode ser uma opção muito boa para higienizar tanto o ar-condicionado, quanto outros componentes da cabine de seu veículo. Ela é um procedimento onde é aplicada uma carga de ozônio dentro do carro para fazer a desinfecção de tudo dentro da cabine;

· É possível também realizar a higienização de toda a cabine do automóvel. No entanto, ele é bem mais caro, custando entre R$ 350 e R$ 750. Esse procedimento é bastante indicado para incidentes com derramamento de líquidos e para os carros mais antigos.

Lavagem Flying Lap

Outras dicas para limpeza de carros é o método Flying Lap para higienização de automóveis. Realizado no Distrito Federal, no Posto 214, que o desenvolveu junto com a Greencar. A ideia principal do procedimento Flying Lap é facilitar o dia a dia dos motoristas que, em geral, não possuem muito tempo para ficar numa fila de lavagem aguardando sua vez.

O método Flying Lap permite com que a lavagem do veículo seja realizada em, no máximo, 10 minutos, dando tempo de sobra para os motoristas irem abastecer o carro. O procedimento é feito semelhante ao pit stop realizado em corridas de Fórmula 1. Ele é usado para limpar a área externa de um carro.

O procedimento tem algumas vantagens. São elas:

· O procedimento é muito fácil e simples de ser usado;

· Não é uma franquia;

· Não é utilizada energia elétrica;

· Pode ser feito em qualquer ambiente;

· São usados produtos registrados e biodegradáveis; e

· Seu custo é extremamente baixo.

O método Flying Lap é uma outra opção de lavagem rápida de automóveis, mas apenas para os moradores ou aqueles que estão de passagem pelo Distrito Federal. No entanto, você conheceu outros métodos para deixar seu carro muito limpo e higienizado. Agora é só colocar a mão na massa.

Gostou dessas dicas para limpeza de carros ? Agora acesse nosso site e conheça nossos produtos e serviços exclusivos Reflect Car, Flying Lap e Comb-Out. Descubra como encontrar o posto de gasolina mais barato em Brasília!

Você pode visitar nosso blog para ler outros artigos sobre esse e outros assuntos. Assista aos nossos vídeos, cadastre seu e-mail para contato ou para tirar dúvidas e baixe nosso aplicativo gratuito em Android ou IOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *