Todo mundo espera possuir uma boa apresentação e ser bem visto pela sociedade como um todo, seja pelo chefe, pelos familiares e pelos amigos. No entanto, existem algumas práticas que passam despercebido, mas fazem a diferença para melhorar a forma como se é visto pelas pessoas.

Hoje em dia, tem se tornado cada vez mais fundamental estar atento a todos os detalhes para que não seja mal visto pelos demais. Nesse sentido, listamos algumas dicas que você deve saber para ser bem visto na sociedade.

1- Pontualidade

Apesar de ser uma obrigação, muitas pessoas acabam não chegando no horário em seus compromissos, o que pode soar para as outras pessoas como desrespeito e extremamente desagradável. Portanto, seja pontual! Com certeza isso irá contar pontos com as pessoas.

2- Não fale alto em exagero

Mesmo em situações de estresse, e de emoções fortes, procure sempre manter um tom de voz neutro e controlado. Além de poder incomodar as pessoas ao redor, dependendo do tom da voz, falar muito alto pode demonstrar sentimentos negativos como agressividade, deboche e irritabilidade, e outros. Ninguém quer ser visto dessa forma né?! Cuidado também com gargalhadas em lugares inadequado, pode ser constrangedor e envergonhar pessoas ao redor.

3- Imagem profissional

Nunca fale mal da empresa em que trabalha, além de antiético, falar mal da empresa onde se trabalha pode denegrir sua imagem profissional com outros colegas e com o seu chefe e superiores. Portanto, esteja sempre atento aos comentários feitos sobre a empresa. E lembre-se, falar mal da empresa pode manchar a sua imagem profissional de forma irreversível!

4- Apresentação Pessoal

Uma boa imagem pessoal pode fazer toda a diferença na forma como se é visto pela sociedade.

Roupas, cabelo e higiene pessoal são as primeiras impressões que as pessoas tem umas das outras. Não cuidar desses aspectos, seja em festas de família, encontro com amigos ou no trabalho, mostra falta de respeitos e desleixo com as pessoas.

Vista-se de forma confortável, porém, em adequação ao ambiente e situação em que se encontra. Um ambiente de trabalho exigirá um tipo de vestimenta, fique atento ao grau de formalidade de sua empresa. Além disso, esteja sempre atento se as roupas estão limpas e sem defeitos como furos, rasgos e manchas.

A higiene pessoal é outro fator importante. Procure sempre manter seus cabelos limpos, penteados e bem cortados, a barba bem feita ou cortada, unhas limpas e bom hálito.

5- Lavagem automotiva

Se você possui um carro, é importante também estar com a apresentação do carro impecável. Carros sujos, empoeirados e com mau cheiro são algumas coisas que podem fazer você ser mal visto pelas pessoas. Lembre-se, a limpeza do seu veículo diz muito sobre você. Lembre-se, hoje em dia falar que não tem tempo não é motivo, pois já existem lavagem automotivas 24 horas.

Além de estragar a pintura, a sujeira acumulada traz um aspecto de má higiene e desleixo, por conta disso, lave o seu automóvel regularmente.

Por muitas vezes as pessoas comem dentro do veículo, fazendo com que migalhas e farelos de comida seja acumulados dentro do automóvel, por isso, procure aspirar com frequência.

6- Esteja com o carro sempre cheiroso

Outro ponto importante com o cuidado com a apresentação do seu automóvel é o cheiro. Não fume dentro do seu carro. Além de deixar um cheiro forte, o Código de Trânsito Brasileiro prevê multa de R$130,16 para o motorista que for pego fumando enquanto dirige. E também perde quatro pontos na carteira por infração considerada grave.

7- Evite piadas e brincadeiras exageradamente

Em qualquer ambiente, sempre procure expressar seu bom humor com simpatia, sorrisos e comentários leves e agradáveis. Evite fazer piadas em ambientes como o trabalho ou em lugares que necessitam de seriedade.

Seja no trabalho ou com os amigos, deve-se respeitar a diversidade das crenças, culturas e gostos das pessoas. Portanto, evite as brincadeiras e piadas, pois elas podem facilmente deixar alguém desconfortável, ou até mesmo ofender.

Cuide também de como trata as pessoas. Não é recomendável criar apelidos, ou chamar os outros por uma versão mais curta de seu nome, sobretudo em ambientes mais formais. Para evitar deslizes, procure chamar as pessoas pelo nome com que elas se apresentam.

8- Cumprimente ao chegar

Sempre que entrar em um ambiente, peça licença e cumprimente todas as pessoas que estão no ambiente. Um sorriso seguido de um “bom dia”, “boa tarde” ou boa noite basta. Mas lembre-se, o bom senso e o ambiente deverá determinar se você oferecerá um beijo ou um aperto de mão, dependendo do grau de intimidade que se tem com o outro. Em apresentações, oferece-se a mão, sempre.

9- Responda seus e-mails e mensagens

Pode parecer inofensivo, mas a não resposta de um e-mail ou de alguma mensagem destinada a você pode soar como falta de respeito. Procure acessar com frequência os e-mails corporativo e pessoal, e não deixe as mensagens sem respostas. Lembre-se, alguém destinou um tempo para enviar uma mensagem à você, seja gentil e responda. Caso você não consiga responder a uma solicitação no mesmo dia, mande uma mensagem curta dizendo que recebeu o e-mail e irá tratar da resposta o mais rápido possível.

 10- Evite fofocas

No trabalho ou em casa, essa atitude soa deselegante e as pessoas podem não confiar mais em você. As chamadas fofocas, são invasivas e na maioria das vezes não tratam de assuntos pertinentes. Por isso, evite fazer perguntas pessoais aos seus colegas de trabalho e a amigos e familiares que você não possui um grau de intimidade alto. Sempre ouça as pessoas mais do que fala e espere a outra pessoa ter a iniciativa de lhe contar algo pessoal.

Além de antiético e desagradável, essa atitude faz as pessoas desconfiarem de você e isso pode causar má impressão das pessoas sobre você. Evite expor sua vida privada e não participe de fofocas. Na dúvida, não exponha sua opinião sobre alguém, exceto a pessoa peça. O ideal é seguir sempre aquele velho e ditado importante: elogie em público, critique em privado.

Seguindo essas dicas de você manterá uma boa impressão com as pessoas ao seu redor. Além, é claro, de construir relações de convivência pautadas na educação, na elegância, na cordialidade, no respeito e na moralidade. Saiba mais porque manter o seu veículo sempre limpo é importante para a saúde.

Escreva um comentário