Confira esta lista para aproveitar a época mais quente do ano e não ter prejuízos com seu carro.

Verão, veículo, sol, mar e estrada. A combinação da alegria. Mas, assim como precisamos nos preocupar com cuidados específicos de nossa saúde nesta época do ano, é importante lembrar dos cuidados que você precisa ter com seu veículo no verão. Confira nossa lista com cuidados essenciais para o seu carro.

1 – Carro longe da maresia

Vá a praia e aproveite. Porém, evite deixar o carro muito próximo ao mar. A maresia é corrosiva para equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e pode causar danos ao seu veículo no verão.

Aparelhos e peças mecânicas estão mais sujeitos aos efeitos da combinação das altas temperaturas com a grande umidade do ar e podem sofrer com a ferrugem. Como é impossível estar imune à maresia estando no litoral, sempre faça revisões antes e depois da viagem e não esqueça o quinto cuidado desta lista, o mais importante.

2 – Proteja-o com painéis refletores

O sol é ótimo para curtir uma piscina ou o mar. Mas é muito desconfortável entrar no carro que passou a tarde toda exposto ao sol.

Além disso, o calor e a luminosidade direta poderão danificar o plástico do painel e reduzir a vida útil do tecido dos estofados e revestimentos internos. Como nem sempre é fácil encontrar uma sombra para estacionar, invista na compra painéis refletores que diminuirão o impacto da luz solar no seu veículo no verão.

3 – Não esqueça dos pneus

Além de estar com os pneus em bom estado e com a calibragem de pressão do ar interno em dia para pegar a estrada com segurança, é interessante estar atento a questões especificas dessa época do ano.

Com a temperatura do asfalto mais alta, os pneus podem apresentar um desgaste maior e mais rápido. Então, não hesite em fazer a troca caso perceba alguma diferença, ainda que pareça que faz pouco tempo desde que você fez a troca. Fique de olho também no estepe que pode apresentar problemas. Segurança sempre é prioridade.

4 – De cabeça e motor frescos

Não adianta ir esfriar a cabeça e acabar com o carro fervendo no caminho, não é mesmo? Quantas vezes nos deparamos com carros no acostamento que estão sofrendo com o superaquecimento?

Para evitar essa situação, é fundamental estar com as manutenções em dia. Além disso, como na época de férias estamos mais sujeitos a encarar longos engarrafamentos sob altas temperaturas, o sistema de arrefecimento do carro é muito exigido. O nível de água precisa estar na medida correta e o aditivo do radiador precisa estar em dia.

Confira qual foi a última vez que adicionou um aditivo no tanque do seu carro, o recomendado é a cada 6 meses. Procure manter também o motor limpo para evitar que os resíduos de óleo interfiram na temperatura.

5 – Cera e espelhamento para a proteção da pintura

As temperaturas elevadas e os raios solares ultravioletas podem causar manchas e reduzir a vida útil da pintura do seu veículo, podendo ocorrer até rachaduras. Para evitar que isso aconteça, procure encerar o carro, com uma cera adequada, e de aplicar o espelhamento automotivo pelo menos uma vez ao mês. Assim seu caro estará limpo por mais tempo, lindo e mais protegido.

Com essas dicas, basta fazer as malas e ir aproveitar o seu verão sem descuidar da sua saúde da do seu carro.

Leia também: Férias! Faça um check-up completo no seu carro e não pare na estrada!

Escreva um comentário