Qual a função das velas de ignição no carro?

velas de ignição

As velas de ignição é um dispositivo elétrico que tem como finalidade inflamar a mistura comprimida de ar e combustível dentro do motor. De forma simples, as velas de ignição são as responsáveis por fornecerem a centelha, ou seja, a faísca elétrica responsável por dar a partida em motores movidos por combustão. Por conta disso, quando há algum problema de ignição, este pode estar diretamente relacionado à problemas na vela. As velas de ignição precisam estar em boas condições para que não prejudique o desempenho do motor do veículo e nem influencie no consumo do combustível.

Existem diversas velas de ignição que podem variar de acordo com o fabricante. Nos veículos que possuem motor com carburador, a vela utilizada é a chamada vela de ignição convencional. Já em veículos com injeção eletrônica, as velas utilizadas são as velas resistivas.

Como é uma peça muito importante para o funcionamento do automóvel, há velas especiais, também chamadas de velas de competição, para casos em que o motor precisa de alta performance, como os carros de corrida.

Quando trocar a vela de ignição?

Além da quilometragem indicada, existem alguns indícios que podem ajudar o momento certo de realizar uma substituição.

Combustível de má qualidade ou adulterado

Esse é um dos maiores causadores do de problemas no funcionamento da vela. O uso de combustíveis duvidosos causam a queima irregular no pistão e corrói os eletrodos da vela.

Sensor de catalisador com defeito

Se o sensor de oxigênio do catalisador não estiver funcionando da forma correta, a mistura de ar e combustível não será homogênea. Por conta disso, parte do combustível fica retido, e isso faz com que esse líquido fique impregnado na vela ao invés de ser queimado. Além da corrosão, ele impede a existência da centelha que provoca a combustão.

Óleo no combustível

Mais comum em carro antigos, que ainda possuem sistema com carburador. A presença de óleo na mistura do combustível dentro do motor pode comprometer a ignição e a vida útil da vela.

Sabendo o funcionamento desses itens importante e os cuidados devidos, você irá garantir um bom funcionamento do motor do seu veículo. Antes de realizar a substituição das velas indicados por um mecânico, use aditivos de combustíveis como os STP, o DX fuel ou o Perfect Clean da Koube. Saiba mais assistindo o sobre o STP Octane gravado no Posto 214 Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *