Saber quando trocar os pneus do seu automóvel é uma tarefa extremamente importante. Afinal, eles são os responsáveis por grande parte da segurança e dirigibilidade de um veículo. Por isso, ficar atento a eles é um dos principais cuidados com o carro.

Como a durabilidade dos pneus depende de diversos fatores, nem sempre é fácil reconhecer o momento certo para a troca. A seguir, explicamos como identificar qual é a hora certa de trocar os pneus e por que isso é essencial. Confira!

Verifique a quilometragem e a validade dos pneus

Via de regra, os jogos de pneus têm validade de 5 anos. Em geral, o fabricante indica qual a quilometragem máxima que o pneu pode rodar sem perder o seu nível de segurança. Essas são informações importantes. Contudo, são apenas referenciais, já que o desgaste também depende de outros fatores, como: tipo do carro, direção do motorista, peso transportado, qualidade das vias etc.

Observe a banda de rodagem

A banda de rodagem é a parte do pneu que fica em contato com a pista. Nela há sulcos, que são filetes em baixo-relevo por onde escoa a água em situações de via molhada. Quanto mais desgastada estiver a banda de rodagem, menor a profundidade dos sulcos e, consequentemente, menor a capacidade de dispersão de água.

Como o controle de desgaste não é fácil de ser feito a olho nu, os fabricantes colocaram os chamados TWI, que servem de indicadores e são localizados dentro de cada sulco. Em pneus novos, o TWI é praticamente impossível de ser visto. No entanto, ele aparece com o uso e, quando estiver no mesmo nível da banda de rodagem e tocando a pista, é hora de trocar o pneu do carro.

Examine as laterais dos pneus

Além de observar a banda de rodagem, também é fundamental examinar as laterais para descobrir quando trocar os pneus. Repare se há sinais de ressecamento, ranhuras ou rasgos, pois eles causam vazamento de ar e situações críticas que podem levar ao estouro dos pneus.

Se encontrar qualquer desses sinais , leve seu carro imediatamente a uma borracharia. O ideal é não rodar com o pneu baixo. Portanto, recomenda-se utilizar um veda pneu para levar o carro em segurança até o borracheiro ou oficina de sua confiança.

Por sua vez, o ressecamento pode ser evitado com produtos próprios para o pneu, como o Black Reflect, que faz parte do kit do Reflect Car.

Para saber quando trocar os pneus é imprescindível ficar sempre de olho no estado em que eles se encontram. Observe com atenção o TWI e os sulcos. Ainda, verifique se há bolhas, deformidades, saliências, buracos ou quaisquer outras irregularidades, pois são sinais de que o equipamento está prestes a sofrer danos maiores. Esses cuidados simples garantem a sua segurança e também evitam que você seja multado.

Se você precisa neste momento de um borracheiro em Brasília clique aqui.

E aí, gostou do post? Quer saber mais sobre como cuidar corretamente do seu carro? Então assine nossa newsletter para receber as melhores publicações sobre o tema direto em sua caixa de entrada!

Escreva um comentário