Ter um carro na garagem é um sonho de muitas pessoas porque representa independência e autonomia. Mas um automóvel exige zelo para que o funcionamento não seja comprometido e você não fique na mão. Por isso, confira algumas dicas de cuidados diários que você precisa ter com o seu carro.

Motor e freios

O motor é uma das principais partes do carro. Ele é o responsável por fazer o veículo se movimentar por meio da energia mecânica. Dessa forma, é imprescindível observar o seu desempenho todos os dias e ficar atento a qualquer ruído ou barulho anormal que possa estar sendo emitido. Você deve ter cuidado também para a emissão de fumaça: ela indica que algo não está funcionando adequadamente.

É importante checar sempre o óleo e água dos compartimentos, pois eles estão diretamente ligados ao desempenho do motor. Para isso, você pode ficar atento ao sistema de arrefecimento – o radiador – e garantir que o carro não tenha nenhum problema e prevenindo problemas futuros.

Os freios merecem atenção quando falamos do bom funcionamento do carro. Por isso, fique sempre atento aos barulhos que ele pode emitir. É simples: dirija um tempo sem música ou outro som interno e preste atenção. Eles podem estar revelando problemas na pastilha ou no disco.

Limpeza

A limpeza do carro, além de garantir mais conforto e bem-estar, também está ligada à vida útil do veículo. Faça da limpeza um hábito diário de cuidado com seu automóvel: um aspirador e um pano molhado podem mudar completamente o funcionamento. Caso os bancos sejam de couro, é importante utilizar produtos específicos.

E isso se aplica não apenas à parte interna do carro. Você deve sempre verificar as condições dos vidros, que são uma das partes mais sensíveis do veículo. Por isso, cheque a situação dos seus para-brisas e observe se eles não possuem sujeiras ou estão ressecados demais para arranhar o vidro. Existem também produtos específicos para garantir a limpeza interna diária dessa parte do seu carro.

A limpeza do automóvel envolve, além desses fatores, o cuidado com a pintura. Remover sujidades acumuladas no dia a dia é uma forma de cuidar do seu carro. Fique atento às manchas de piche perto das rodas e outras substâncias que podem prejudicar o exterior do veículo, porque quando acumuladas, elas podem corroer a pintura. Sempre que possível, também estacione seu carro na sombra, mas evite parar em baixo de árvores.

Pneus e maneira de dirigir

A calibragem correta dos pneus é um cuidado diário essencial para prolongar a vida útil do seu carro. Isso acontece porque, quando inadequada, ela pode forçar a suspensão e os amortecedores do seu veículo, desgastando-os.

Uma das práticas mais simples para cuidar diariamente do seu carro é ter atenção à maneira de dirigir. Conduzir o automóvel com cautela e prudência é a melhor forma de preservá-lo. Acelerar e frear com cuidado e passar a marcha no momento certo, por exemplo, vão preservar sua embreagem e outras peças, podendo aumentar consideravelmente sua durabilidade.

Dirigir com cuidado é, além de um ato de preservação e segurança, uma forma de aumentar a vida útil do seu carro diariamente.

Quer mais dicas de como cuidar do seu carro? Assista aos nossos vídeos, baixe nosso app, IOS ou Android, e cadastre-se no e-mail marketing para ter dicas exclusivas. Também temos produtos essenciais para você garantir a preservação do seu veículo.

Escreva um comentário