O motor é o coração do automóvel. É ele que faz o carro ter a capacidade de levar as pessoas aos seus destinos. Portanto, os cuidados com o motor devem ser regulamente colocados em prática. É importante, sempre que possível, consultar um especialista para analisar se está tudo certo com o veículo.

Os carros da atualidade são extremamente coesos em relação ao seu desempenho e durabilidade, ou seja, não são feitos para quebrar. Mas é claro que problemas técnicos do dia a dia são comuns. Um motor pifado, por exemplo, tem conserto. Mas é necessário evitar que se chegue a esse ponto.

Algumas medidas vitais para a sobrevivência do motor são simples, não demandam muito tempo e nem grande custo. A seguir, confira 5 Cuidados com o motor para aumentar a vida útil do coração do seu carro.

1. Faça a troca de óleo

A troca de óleo é fácil e rápida, portanto, não se pode colocar a culpa na falta de tempo. Além de facilitar o movimento interno das peças, o lubrificante limpa o motor: ele capaz de retirar todos os fragmentos metálicos produzidos a partir contato entre as peças que foram lubrificadas por ele.

Por isso, o óleo deve estar sempre em dia. A sua troca deve ser feita dentro dos prazos adequados e indicados pelas montadoras, geralmente entre dez mil quilômetros ou um período de 6 meses.

Lembre-se de que cada motor exige um lubrificante apropriado. Para não errar na escolha, consulte o manual do veículo para sanar qualquer dúvida sobre o óleo mais adequado ou venha receber sua consultoria gratuita com o especialista no Posto 214 Sul.

2. Prefira gasolina aditivada

Dê preferência à gasolina aditivada ao levar o seu carro em um posto. A qualidade desse combustível ganha destaque devido à presença de determinados aditivos, não presentes na gasolina comum, que limpam as partes internas do motor e dos bicos injetores, além de não sujar as válvulas e o pistão do carro.

Sem resíduos, a queima de combustível e o ar na câmara de combustão estarão em níveis ideais para o bom funcionamento do motor. Indicamos a gasolina GRID ou o uso do aditivo STP Octane.

3. Confira os filtros e a água do radiador

Faça a troca dos filtros de ar, combustível e de óleo dentro dos prazos estabelecidos pela montadora. Todos eles vão evitar a entrada de impurezas no motor. Os filtros de ar e o filtro de combustível devem ser trocados, em média, a cada dez mil quilômetros. O filtro de óleo deve ser trocado no mesmo momento do lubrificante. Todos são rápidos, baratos e fáceis de serem substituídos.

Além disso, certificar-se do nível certo de água no radiador é outra ação indispensável para a durabilidade do motor. O nível de água deve estar sempre entre o mínimo e o máximo. Nem mais e nem menos. Portanto, jamais encha além do máximo permitido: lembre-se de que o nível inadequado pode levar o motor ao superaquecimento.

4. Tenha cuidado com a troca de marchas

Um dos cuidados com o motor mais simples para evitar o seu desgaste é realizar de forma correta a troca de marchas. Para isso, evite aquela esticada no momento de cambiar e faça as trocas de maneira bem suave. Os manuais dos automóveis trazem a velocidade adequada para fazer as trocas, caso precise sanar alguma dúvida sobre isso.

5. Evite aceleradas

Aceleradas desnecessárias só vão aumentar o gasto de combustível e ainda desgastar o motor do carro. Então, quando estiver parado, não acelere. Também não acelere no momento da partida ou quando for desligar o motor. Na hora de arrancar com o carro, pise no acelerador apenas o necessário. O conta-giros do veículo pode ajudar muito.

Manter esses cuidados com o motor vai garantir o seu excelente funcionamento cotidiano, aumentando a sua durabilidade e o seu valor de mercado. Além das ações apresentadas acima, não se esqueça de levar o seu automóvel regularmente a um profissional para que ele seja devidamente avaliado e você receba novas recomendações de peças e procedimentos.

Gostou deste conteúdo? Quer acompanhar outras dicas úteis do mundo automotivo? Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook e YouTube!

POSTAIS SOCIAIS

  1. O motor é o coração do seu carro e precisa ser tratado muito bem para que tudo funcione corretamente. Por isso, confira as dicas que separamos para você!
  2. Descubra quais são as melhores formas de cuidar do motor do seu carro e mantê-lo funcionando corretamente. Confira!
  3. Você sabe o que precisa ser feito para garantir que o motor do seu carro funcione corretamente? Não? Então este texto foi feito para você!

Escreva um comentário