5 cuidados com o motor essenciais para aumentar a vida útil

Cuidados com o motor

O motor é o coração do automóvel. É ele que faz o carro ter a capacidade de levar as pessoas aos seus destinos. Portanto, os cuidados com o motor devem ser regulamente colocados em prática. É importante, sempre que possível, consultar um especialista para analisar se está tudo certo com o veículo.

Os carros da atualidade são extremamente coesos em relação ao seu desempenho e durabilidade, ou seja, não são feitos para quebrar. Mas é claro que problemas técnicos do dia a dia são comuns. Um motor pifado, por exemplo, tem conserto. Mas é necessário evitar que se chegue a esse ponto.

Algumas medidas vitais para a sobrevivência do motor são simples, não demandam muito tempo e nem grande custo. A seguir, confira 5 Cuidados com o motor para aumentar a vida útil do coração do seu carro.

1. Faça a troca de óleo

A troca de óleo é fácil e rápida, portanto, não se pode colocar a culpa na falta de tempo. Além de facilitar o movimento interno das peças, o lubrificante limpa o motor: ele capaz de retirar todos os fragmentos metálicos produzidos a partir contato entre as peças que foram lubrificadas por ele.

Por isso, o óleo deve estar sempre em dia. A sua troca deve ser feita dentro dos prazos adequados e indicados pelas montadoras, geralmente entre dez mil quilômetros ou um período de 6 meses.

Lembre-se de que cada motor exige um lubrificante apropriado. Para não errar na escolha, consulte o manual do veículo para sanar qualquer dúvida sobre o óleo mais adequado ou venha receber sua consultoria gratuita com o especialista no Posto 214 Sul.

2. Prefira gasolina aditivada

Dê preferência à gasolina aditivada ao levar o seu carro em um posto. A qualidade desse combustível ganha destaque devido à presença de determinados aditivos, não presentes na gasolina comum, que limpam as partes internas do motor e dos bicos injetores, além de não sujar as válvulas e o pistão do carro.

Sem resíduos, a queima de combustível e o ar na câmara de combustão estarão em níveis ideais para o bom funcionamento do motor. Indicamos a gasolina GRID ou o uso do aditivo STP Octane.

3. Confira os filtros e a água do radiador

Faça a troca dos filtros de ar, combustível e de óleo dentro dos prazos estabelecidos pela montadora. Todos eles vão evitar a entrada de impurezas no motor. Os filtros de ar e o filtro de combustível devem ser trocados, em média, a cada dez mil quilômetros. O filtro de óleo deve ser trocado no mesmo momento do lubrificante. Todos são rápidos, baratos e fáceis de serem substituídos.

Além disso, certificar-se do nível certo de água no radiador é outra ação indispensável para a durabilidade do motor. O nível de água deve estar sempre entre o mínimo e o máximo. Nem mais e nem menos. Portanto, jamais encha além do máximo permitido: lembre-se de que o nível inadequado pode levar o motor ao superaquecimento.

4. Tenha cuidado com a troca de marchas

Um dos cuidados com o motor mais simples para evitar o seu desgaste é realizar de forma correta a troca de marchas. Para isso, evite aquela esticada no momento de cambiar e faça as trocas de maneira bem suave. Os manuais dos automóveis trazem a velocidade adequada para fazer as trocas, caso precise sanar alguma dúvida sobre isso.

5. Evite aceleradas

Aceleradas desnecessárias só vão aumentar o gasto de combustível e ainda desgastar o motor do carro. Então, quando estiver parado, não acelere. Também não acelere no momento da partida ou quando for desligar o motor. Na hora de arrancar com o carro, pise no acelerador apenas o necessário. O conta-giros do veículo pode ajudar muito.

Manter esses cuidados com o motor vai garantir o seu excelente funcionamento cotidiano, aumentando a sua durabilidade e o seu valor de mercado. Além das ações apresentadas acima, não se esqueça de levar o seu automóvel regularmente a um profissional para que ele seja devidamente avaliado e você receba novas recomendações de peças e procedimentos.

Gostou deste conteúdo? Leia sobre como adquirir combustíveis a preço de nota fiscal. Quer acompanhar outras dicas úteis do mundo automotivo? Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Instagram e YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *