O que faz o preço do etanol em Brasília ser mais alto que outros estados?

preço etanol brasília

O preço dos produtos que consumimos está sempre mudando, para mais ou para menos, e em alguns casos vale a pena trocar de produto se for possível manter a qualidade e ter um custo benefício melhor. Assim também é para quem usa carro frequentemente. Os preços dos combustíveis variam muito e os motoristas precisam fazer de tudo um pouco para continuar usando seus veículos sem ter um aumento nas despesas no final do mês.

Quando a gasolina, por exemplo, sofre uma alta, a solução é mudar para outro combustível, como o etanol. Mas, você descobre que o etanol na cidade de Brasília é mais caro do que em outros estados.

É comum se perguntar a razão disso acontecer, pois se é o mesmo produto, o custo deveria ser o mesmo também, não? Então, por que os motoristas do DF tem que desembolsar um valor maior se caso ele optar por usar etanol em seu carro? Bom, essa é a pergunta que nós vamos ajudar a responder.

O preço do etanol em Brasília.

O preço do etanol em Brasília tem sofrido com a alta não é de hoje e alguns fatores contribuem muito para que isso aconteça e continue acontecendo ao longo dos anos. Dentre esses fatores podemos destacar a falta de usinas produtoras desse tipo de combustível próxima a cidade e o ICMS, que é o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviço.

Você sabia que o etanol em Brasília tem o preço mais alto entre os estados do Centro-Oeste? Tentaremos esclarecer o motivo de o preço do etanol ser mais alto em Brasília do que nos outros estados para que o motorista consciente entenda a razão de pagar determinado valor quando decidir utilizar o etanol como combustível.

Os 3 principais motivos que levam o etanol a ter o preço mais alto em Brasília

  1. O primeiro motivo que pode levar o etanol a ter o preço mais alto em Brasília é ligado ao preço do frete para a entrega do produto no DF. Acontece que há todo um trabalho para encher o caminhão e percorrer longas distâncias até chegar nas distribuidoras e depois ao posto, fazer o abastecimento para que só então o produto possa ser revendido. O frete alto influência no valor do produto e esse preço que os postos pagam a mais é reparado para o cliente no ato da compra.
  2. O segundo motivo que faz com que o etanol sofra com a alta dos preços é o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviço (ICMS), que é estadual e por isso muda de acordo com a unidade da Federação. É claro que esse valor também é repassado para o cliente. A verdade é que todo valor cobrado com impostos e frete para que o etanol chegue nos postos da cidade de Brasília e se torne uma opção de combustível para os clientes é repassado ao valor do produto e isso acaba influenciando diretamente no aumentando de custo do produto.
  3. Por último, se tem a demanda baixa de consumo de etanol no DF! com isso o custo acaba se elevando por não haver tanta rotatividade para oferecer melhores custos aos motoristas, lembra do conceito oferta e procura que aprendemos na escola? Este caso se aplica ao etanol na capital.

É claro que existem outros fatores de influência para o fato do preço do etanol ser mais caro em Brasília do que em outras cidades como a sonegação de impostos, que é uma guerra imbatível. Leia mais sobre as diferença entre etanol e álcool.

Descubra como comprar etanol, gasolina ou diesel a preço de nota fiscal em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *