Qual a diferença entre lavagem tradicional e ecológica? A gente explica!

diferença entre lavagem tradicional e ecológica

Certamente, você já sabe que existem vários tipos de lavagem de um veículo, como lavagem a seco, lavagem a vapor, lavagem com água e sabão etc. No entanto, sabe qual é a diferença entre lavagem tradicional e lavagem ecológica? É sobre essa distinção que vamos falar neste texto!

A lavagem ecológica, também conhecida como biolavagem ou ecolavagem, tem se destacado como uma alternativa interessante e extremamente viável para evitar o desperdício de água, uma vez que uma das principais características do processo é utilizar o mínimo possível desse recurso natural tão importante.

Ficou curioso e quer saber sobre a diferença entre esse método e a lavagem tradicional? Então, continue acompanhando e confira! Boa leitura!

Qual a diferença entre lavagem tradicional e lavagem ecológica?

A lavagem tradicional com o uso da água pode gastar em torno de 300 litros para veículos pequenos e 600 litros para os carros grandes. A quantidade de água necessária, portanto, é muito grande. Esse ponto acaba ficando mais grave ainda quando vivemos momentos de estiagem, que exigem que todos façam a sua parte para racionar a quantidade de água disponível nos reservatórios.

Já para efetuar uma limpeza ecológica de qualidade, utiliza-se em torno de 1,2 litros de água. Uma quantidade muito significativa para limpar um carro que era acostumado a receber vários litros de água por minuto.

A lavagem ecológica surgiu como uma opção para a lavagem tradicional. Os principais motivos que levaram ao surgimento desse novo tipo de lavagem a seco foram a constante necessidade de limpeza automotiva aliada ao rápido crescimento da população e a estagnação dos recursos hídricos.

A questão ambiental não foi a única razão para o surgimento dessas novas tecnologias, uma vez que a praticidade e a conveniência têm grande importância no crescimento desse conceito.

De forma geral, a lavagem ecológica é uma grande aliada à preservação e ao bom uso dos recursos hídricos, considerando que somente 3% da totalidade hídrica do mundo é doce, e apenas 1% se encontra acessível e potável. Os principais setores que usam lavagem ecológica são os de veículos automotores e de roupas.

Quais os benefícios da lavagem ecológica?

A lavagem ecológica, além de evitar o desperdício de água, tem outra evidente vantagem: é extremamente econômica. Isso porque, enquanto a lavagem convencional gasta uma grande quantidade de água, a lavagem ecológica gasta o mínimo.

Vale também reforçar que, na lavagem ecológica, dependendo do processo e da limpeza ele pode ser muito mais rápido ou mais demorado, uma vez que ele precisa de mão de obra mais detalhista e especializada, porém apenas uma etapa para ser realizado. Já a lavagem convencional depende de mais etapas, como secagem, aspiração, enceramento, entre outras.

Outra vantagem da lavagem ecológica é a possibilidade de atender à alta demanda populacional sem prejudicar recursos hídricos. Dessa forma, é muito importante adotar a lavagem ecológica para usufruir dos benefícios que ela proporciona, como uma alternativa sustentável para a limpeza do veículo. Além disso, é importante saber quais são os produtos ideais para essa limpeza!

Qual é a relação da lavagem ecológica com o meio ambiente?

Relatórios e estudos mostram a crescente deterioração ambiental do planeta. A escassez de água acaba sendo um dos grandes problemas que todos terão que enfrentar no futuro. O reuso da água é de grande importância, já que, além de possibilitar maior disponibilidade para a distribuição e o tratamento, também garante uma melhor qualidade do recurso.

A lavagem de veículos tem se mostrado cada vez mais uma grande fonte consumidora de água potável, reforçando a grande importância que tem o reaproveitamento da água usada em lavagens, afinal, não se faz necessário o uso de água potável para essa tarefa.

Agora que você já sabe a diferença entre lavagem tradicional e ecológica, certamente, não tem dúvidas de que a última é muito mais eficaz e sustentável, e que está em alta pelo fato de que as pessoas começaram a se conscientizar sobre os danos ao meio ambiente.

Gostou deste texto? Quer continuar aprendendo mais com os nossos conteúdos? Então, não deixe de ler também o artigo “Quer lavar seu carro em até 10 minutos? Conheça a lavagem flying lap!” ou se deseja conhecer a lavagem tradicional mais buscada em Brasília que funciona 24 horas, clique aqui.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *