O ditado diz que “A primeira impressão é a que fica”, mas segundo especialistas, são necessários somente três segundos para criar uma opinião sobre alguém. E por isso, cuidar da imagem pessoal é um fator muito importante na percepção que os outros têm de você. É claro que, com o tempo, você pode desconstruir isso, tanto positiva quanto negativamente. Porém, é sempre melhor manter uma boa imagem com as pessoas ao seu redor.

Seja em uma reunião do trabalho ou na festa com amigos, é imprescindível que se tenha alguns cuidados com a sua apresentação pessoal. Além de serem bem vistos, esses cuidados demonstram mais seriedade e confiabilidade. Cometer deslizes nesse quesito pode gerar uma visão equivocada das pessoas sobre você e a sua organização.

Dessa forma, listamos algumas preciosas dicas de como você pode melhorar sua apresentação pessoal e quais cuidados tomar.

Tenha atenção a vestimenta

Esse é um item fundamental, e em muitas vezes, a causa da primeira má impressão. Roupas amassadas, manchadas, com rasgos e furos podem ser motivos de constrangimentos. Por conta disso, independente do ambiente, esteja sempre atento se está com roupas adequadas e em boas condições. Ninguém quer sair na rua com um furo na blusa, não é mesmo?!

Cuidado da higiene pessoal

Jamais descuide deste item. Homens com barbas mal cuidadas, ou mulheres com esmaltes escamando são só alguns detalhes para que se tenha atenção para que não passe uma imagem de desleixo. Unhas com sujeiras e odores desagradáveis como mal hálito e suor, também não são aliados na sua apresentação pessoal. Cuide-se nos detalhes pessoais!

Atente-se a sua comunicação e postura

O volume de sua voz também é importante, evite falar alto demais. Em certos ambientes é necessário falar um pouco baixo, mas certifique-se de que a outra pessoa possa ouvi-lo. Evite falar em um tom de voz muito alto, e mantenha sempre a comunicação firme e segura. Uma fala insegura, ou sem coerência pode não transmitir credibilidade no que se fala. Caso você tenha dificuldades para falar em público, seja numa reunião de negócios ou entre amigos, procure treinar e se for o caso, a ajuda de um profissional também pode ser um bom aliado nesse momento. 

Seja pontual

Seja sempre pontual com os seus compromissos, isso manterá o seu caráter e melhorar a apresentação pessoal. Esteja atento a eventuais imprevistos e organize-se para chegar sempre no horário. Esse ponto também é importante com prazos de entrega de trabalhos e relatórios. É evidente que algumas vezes intercorrências acontecem, não sendo possível atender o prazo combinado. Nesses casos, é imprescindível que avise as pessoas envolvidas sobre o atraso.

Cuidado com piadas e brincadeiras

Ter bom humor é agradável, mas atenção aos exageros. Não faça piadas em qualquer lugar. Há ambientes que não são propícios e podem causar uma má imagem. Mesmo entre amigos, cuide da forma como brinca com as pessoas. Lembre-se que estamos em uma sociedade com pessoas diversas, de diferentes culturas e crenças e que podem se sentir desconfortável com alguma piada é brincadeira sua.

Um fator importante é o estado de conservação do seu carro. Carros com peças quebradas, sujos, com a pintura descamando e com odores diz muito sobre o proprietário ou o motorista. A forma como cuida do carro também pode dizer muito sobre você. Se você não conserva a higiene do seu automóvel de maneira adequada, talvez isso seja um fator para opiniões equivocadas ao seu respeito.

Dessa forma, listamos alguns cuidados com o seu automóvel para que você não tenha problemas na sua imagem pessoal.

Mantenha o carro limpo

No interior, verifique sempre se não há acúmulo de comidas, poeira e quaisquer outras substâncias. Já no exterior do seu automóvel, esteja atento as condições de pintura e limpeza. É importante que se lave o carro semanalmente para melhorar a sua apresentação pessoal.

1- Cuide dos amassadinhos

A lataria do seu veículo também precisa de cuidados, e a negligência desse aspecto pode influenciar na sua imagem pessoal. É comum que aconteçam riscos, batidas de porta ou amassados menores, mas tente sempre resolvê-los de forma o mais rápido possível.  Quanto maior for a demora, maior o risco de o prejuízo aumentar e da sua imagem for afetada.

2- Use sempre peças originais na reposição

Substituir peças originais por genéricas podem ocasionar problemas mecânicos, acidentes, perdas de garantia e gerar situações constrangedoras. Por isso, prefira usar sempre peças originais quando precisar repor algum item do seu automóvel.

3- Esteja sempre com o tanque cheio

Ninguém quer passar por alguma situação constrangedora né?! Imagina você oferece alguma carona para algum familiar, amigo ou colega de trabalho e acaba o combustível? Dessa forma, antecipe  problemas e antes de sair com o carro verifique se possui quantidade de combustível suficiente para chegar ao destino.

 4- Se atente a manutenção dos componentes do veículo

Não trocar velas, filtros de ar, de óleo e de combustível e carburador no período indicado pode resultar em desgaste excessivo e consumo de combustível até 25% maior. A manutenção preventiva ajuda a evitar essas desgastes e evita que você tenha problemas futuro com os componentes do seu carro, além possivelmente ter um gasto maior.

5- Atenção aos vidros

Não ligue o limpador de parabrisa quando o vidro estiver seco. O acúmulo de poeira, óleo e outros resíduos podem riscar o vidro. Para lavar os vidros, use bastante água e detergente suave, além de uma flanela macia. Mantenha-os sempre limpos para não prejudicar a visibilidade.

6- Cuidado com a temperatura do carro

Caso o termômetro do carro esteja superaquecido, pare em um local seguro, abra a tampa do capô, espere o carro esfriar completamente e verifique o reservatório de água. Se o volume estiver abaixo do nível recomendado pelo indicador no reservatório, complete com água normal. Faça o procedimento com cuidado – o reservatório pode conter vapores em alta pressão que causam queimaduras graves. Para não correr o risco de chegar a esse ponto, verifique o nível semanalmente.

Todos esses cuidados ajudam na sua imagem pessoal e na antecipação de situações desagradáveis. Seguindo essas dicas e cuidados com a sua imagem pessoal e o seu automóvel, você com certeza irá melhorar a sua apresentação pessoal. Descubra como aumentar o brilho do carro com o Reflect Car.

Escreva um comentário